O meu amigo Miguel Almeida e a Editora Esfera do Caos estão a lançar uma oportunidade aos escritores de talento que tem os seus escritos em blogues e que ainda não foram publicados em livro para entrarem numa antologia com os seus poemas.
Esta antologia é uma colectânea que irá dar acesso aos pequenos e não reconhecidos escritores para que sejam aplaudidos pela primeira vez em grande público. Aqui lanço parte do texto produzido pelo Miguel com as permissões da Antologia.
1. A Colectânea que se pretende realizar é de Autores/Poetas Portugueses Ainda Não Publicados (no plano da poesia, claro está). Do ponto de vista editorial, a vantagem d ser uma «colectânea de autores ainda não publicados» é a originalidade: é que Antologias de autores indiscriminados há muitas, imensas. Da minha parte, a vantagem é a de poder dar voz a muitos amigos/as a quem fui acalentando esperanças de os ajudar, caso me fosse possível/naquilo que me fosse possível, a publicar.
2. Cada participante poderá participar com 8 poemas (assumindo que cada poema ocupa uma página). A obra final obedecerá à seguinte ratio: 8 poemas por autor = 10 páginas (para além das 8 páginas ocupadas pelos seus poemas serão necessárias mais duas páginas para identificar o autor e para o eventual título da sua antologia). Assim sendo, se atendermos que vamos ter 40 autores a participar (um número que se pretende que seja o limite de participações e que me parece possível de ser atingido), com 8 poemas cada um (= 10 páginas por autor), a obra final ficará com cerca de 400 páginas:
10 x 40 = 400 + 10 = 410 pp.
3. E agora vem a parte menos boa: quem vier a participar nesta Colectânea terá que adquirir uns quantos exemplares da obra publicada, porque, palavra de Editor, os tempos estão muito difíceis. A ideia é dar aos autores ainda não publicados a possibilidade de publicarem com uma editora de primeira linha, que colocará o livro no mercado de uma forma extensiva. Assumindo que teremos 40 autores, então, cada autor deverá adquirir 20 exemplares pelo preço unitário de 10,00€ (preço de autor, acrescido do IVA à taxa de 6%). O Preço de Venda ao Público do livro, assumindo que teremos um livro com 400 páginas, será de aproximadamente 20,00€. Os autores poderão entretanto vender os exemplares que adquirirem ao editor, podendo assim reaver ou até ganhar algum dinheiro, desde que o façam fora do mercado livreiro.
Miguel Almeida – Coordenador do Projecto*
*Ps. Aproveito para dizer antecipadamente que não tenho nada a ver com a "engenharia financeira" do projecto, que será da inteira responsabilidade da Editora Esfera do Caos, com quem de resto será tratada .
Pessoal, é oficial, não é brincadeira, se querem aplausos do mundo esta é uma boa hipótese para se maravilharem com o que escrevem e terem orgulho